Campanha Vote pela Água pretende inserir o tema no debate eleitoral

 

A Aliança pela Água, coalizão da qual o Abraço Guarapiranga faz parte, por meio da Rede De Olho Nos Mananciais, pretende comprometer os candidatos com a segurança hídrica. E 

lançou recentemente a Campanha  Nacional #VotePelaAgua, que visa inserir o tema no debate eleitoral de 2016. 

 

A campanha prevê duas frentes de mobilização e participação: O engajamento de movimentos e organizações da sociedade civil e o comprometimento de candidatos a vereador e a prefeito com uma plataforma municipal de segurança hídrica, que foi reunida no Manifesto  Nova Cultura de Cuidado com a Água que traz  princípios e propostas da campanha e lista as organizações signatárias. Outras organizações podem aderir ao manifesto e à campanha.

 

Nas redes sociais a divulgação e mobilização será feita com  hashtag #VotePelaAgua, e as pessoas poderão demonstrar seu apoio à iniciativa e cobrar o comprometimento dos candidatos.

 

Política de segurança hídrica

 

A campanha tem o objetivo de pressionar os candidatos a se comprometam com a criação de um Projeto de Lei para instituir uma Política Municipal de Segurança Hídrica.

 

O Brasil é um dos países que ainda não tem legislação específica sobre o tema, contudo, possui competências federais, estaduais e municipais para garantir o acesso à água em situações de emergência e calamidade pública.

 

Em 2015, um em cada três municípios brasileiros decretou estado de emergência por causa de estiagem, a maior parte na região Nordeste do país. No mesmo período, mais de 1,6 milhões de casos de dengue foram registrados, sendo 60% deles na região Sudeste. A Grande São Paulo, que concentra 20 milhões de habitantes, chegou muito perto de um colapso no abastecimento de água. 

 

Assim, a construção de uma política segurança hídrica em âmbito municipal mostra-se urgente. Ela dependerá da integração e alinhamento de políticas públicas para gestão desses recursos, proteção ambiental, saneamento, ordenamento territorial, entre outras medidas.

 

Please reload

Notícias recentes
Please reload

Procurar por tags
Please reload

ORGANIZAÇÃO