top of page

Abraço Guarapiranga alerta para a grave situação dos mananciais e pede preservação

Água é vida, e vida não se vende. Preservação já!

Foto: Douglas Mansur

Em 2019, o 14ª Abraço Guarapiranga, manifestação afetiva da população paulista com as fontes de água, será realizado no domingo, dia 26 de maio, em 5 pontos ao redor da represa do Guarapiranga. Organizado e promovido por instituições ambientalistas; universidades; escolas; clubes náuticos e outras organizações da sociedade civil, o evento é uma demonstração de respeito e carinho, mas também um ato de denúncia e indignação pelo descuido com a preservação dos mananciais.

Em sua 14ª edição, o Abraço mobilizará e alertará a população; empresas privadas e todos os níveis de governo para a urgência na construção de uma nova cultura de cuidado com a água. A represa do Guarapiranga não foi escolhida por acaso, já que este é um dos principais mananciais da Região Metropolitana de São Paulo, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 5 milhões de pessoas – em média 15 mil litros de água por segundo são produzidos na estação de tratamento do Alto da Boa Vista.

O quadro do saneamento

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), indicam que o acesso à água ainda é precário no Brasil – 35 milhões de cidadãos não tem acesso ao recurso fundamental para a vida, enquanto 38,3% da água tratada é perdida em razão de falhas na rede. Quando o assunto é a coleta e tratamento de esgoto, os números são ainda mais assustadores - cerca de 100 milhões de pessoas não têm acesso a estes serviços, gerando graves problemas de saúde pública. Anualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) atende mais de 400 mil pessoas para tratamento de doenças ligadas a condições inadequadas de saneamento, o que custa cerca de R$ 140 milhões aos cofres públicos.

A "crise hídrica"

Recentemente, o Estado de São Paulo viveu uma grave crise no abastecimento de água, quando as torneiras dos bairros afastados do centro secaram. Sem contar com o serviço público, muitos moradores destas regiões passaram a armazenar água, geralmente de forma inadequada, potencializando os casos de dengue, zica, chikungunya e outras doenças. Embora a crise tenha sido negada pelas autoridades, as obras anunciadas para superar a escassez reforçaram a prática comum de buscar água cada vez mais longe das cidades, encarecendo sua captação, o transporte, o tratamento e a sua distribuição. Ações concretas de redução das perdas por vazamentos ou providências de consumo consciente, despoluição, recuperação e preservação dos mananciais sequer foram debatidas.

Além disso, as áreas verdes e matas ciliares são essenciais para a proteção dos reservatórios e produção de água, mas sofrem cada vez mais com a especulação imobiliária e ocupações desordenadas, enquanto o sistema ambiental de fiscalização e punição continua fragilizado. Soma-se a isso, uma nova tentativa de mercantilização do saneamento, o que, segundo os organizadores do Abraço, agravaria as disparidades na qualidade e na cobertura dos serviços, além de proporcionar um aumento significativo nas tarifas de água e esgoto em todo o país, comprometendo a meta de universalização.

Mudanças Climáticas

No Brasil, a maioria dos eventos extremos causados pelas mudanças climáticas, estão diretamente relacionados à água. Com este fenômeno, tanto as secas como as enchentes devem se tornar mais frequentes e duradouras, provocando graves prejuízos para todos. Nada justifica que diante de problemas tão grandes e graves, continuemos a tratar da água com tamanho descuido.

Basta de doenças, poluição e destruição dos mananciais! Por tudo isso, o Abraço Guarapiranga 2019 adotou o tema “Água é vida, e vida não se vende. Preservação já!”

Segurança hídrica

A partir da crise hídrica de 2014 e 2015, cerca de 60 instituições da sociedade civil organizadas na Aliança Pela Água, formularam e lançaram a campanha “Vote Pela Água” com o objetivo de inserir o tema no debate das eleições municipais de 2016. A campanha teve abrangência nacional, contemplando o engajamento de organizações sociais e o comprometimento de candidatos com uma agenda de segurança hídrica municipal, ancorada em um Projeto de Lei de iniciativa da sociedade civil.

Em São Paulo, o trabalho resultou na elaboração do PL 575/2016, aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal no dia 08 de maio de 2019, após um amplo processo de debate. O texto, no entanto, aguarda a sanção do prefeito Bruno Covas.

Serviço programação detalhada:

Disponível no site: www.abracoguarapiranga.org.br

• M'Boi Mirim I

8h00 - Saída de caminhadas das Paróquias da Região em direção ao local

10h00 - Chegada, acolhida e celebração de Missa Campal

11h30 - Plantio de mudas;

12h00 - Abraço à Guarapiranga;

• M'Boi Mirim II

9h - Abertura

9h30 - Monitoramento de Qualidade da Água - SVMA

10h - Trilha das Águas - Pavs Cejam

10h30 - Apresentações Culturais - Ceu Vila do Sol

11h15 - Plantio de mudas - SVMA e Desbravadores

12h -Abraço à Guarapiranga

• Capela do Socorro I - Pq. da Barragem

9h00 - Abertura no Parque da Barragem

- Oficinas, atividades ambientais e exposições;

- Tendas de organizações locais

10h00 – Shows e atividades culturais

11h00 – Plantio de mudas;

12h00 – Abraço à Guarapiranga

• Capela do Socorro II - Clube Campo do Castelo

9h00 – Abertura com caminhada, coleta de recicláveis da orla, oficinas,

atividades ambientais, plantio e distribuição de mudas, medição da qualidade

da água.

10h30 - Apresentações musicais, atividades culturais

12h00 - Abraço Guarapiranga na orla do Clube Castelo e na Água com

embarcações

• Itapecerica da Serra/Embu Guaçu

8h - Missa na Paróquia S. Trindade

Rua Cesário Verde, 360 - Jd. Jacira - Itap. Serra

9h - Saída em caminhada

10h - Chegada na Guarapiranga

10h15- Café comunitário

10h30 - Coleta de Recicláveis com Recicla Vera Cruz

10h45 - Apresentações Culturais - Balé de crianças

11h30 - Plantio de mudas

12h - Abraço à Guarapiranga e Lançamento do abaixo assinado pela Parque

Ecológico do Crispim

Redes Sociais:

Evento no Facebook

-Abraço Guarapiranga: https://bit.ly/2PUwgEs

- Pedal do Abraço Guarapiranga: https://bit.ly/2VrMdTu

[if !supportLineBreakNewLine] [endif]

Notícias recentes
Procurar por tags
bottom of page