top of page

Grupo Fé voltou aos palcos com participação de Vidal França



Da redação 28 de novembro 2019


Nesse mês de novembro no Teatro Leopoldo Froes, o Grupo Fé, fez uma bela apresentação celebrando a música popular brasileira, com a participação especialíssima do grande compositor e maestro Vidal França.

O show ocorreu no último dia 25 e fez parte do festival Expressões Sonoras da Zona Sul, iniciativa que reúne músicos de diversos segmentos. O lendário Grupo Fé, que nasceu no bairro do Grajaú no final da década de 1970 e já tem 4 décadas de história, havia um tempo não se apresentava em São Paulo, porém não deixou por menos e fez um belho show.


O grupo formado inicialmente por Antônio Braga, Antônio Carlos Novaes (Carlão) e Tarcísio Rosa, todos trabalhadores comuns: Braga era funcionário público trabalhava no INSS, Carlão era torneiro mecânico e assim como Tarcísio Rosa, trabalhou em diversas fábricas do então grandioso polo industrial de Santo Amaro, ganhou fama com as composições autorais, as primeiras foram feitas por Tarciso Rosa e Antônio Braga, e sempre refletiam o ambiente urbano do final dos anos 1970, ao mesmo tempo em que traduziam as lutas dos trabalhadores por salários, moradia, por democracia, pelas eleições diretas. São canções que possuem forte influência do sertão, presente na memória e coração dos autores, ambos nascidos em Feira de Santana no vale do Rio Jacuípe no Recôncavo Baiano.


Com o tempo outros músicos se integraram ao grupo, como multi-instrumentista Tarciso Bruder, que contribuiu muito para os arranjos e harmonia. A partir da década de 1990, o violonista Luiz Rosa, irmão de Tarcísio Rosa, depois vieram Décio Sá e Nilson Costa.


As apresentações do Grupo Fé, são caracterizadas pela presença de textos poéticos de autores como Câmara Cascudo, Plínio Marcos, Catulo da Paixão Cearense, e muitos textos autorais, sempre declamados ao som de violas, berimbaus e percussão, sonoridades da mais autêntica música brasileira.


O nome “Fé”, não possui relação com a religiosidade. Remete a fé que na visão deles, se deve ter na luta cotidiana contra todas as formas de opressão a que são submetidas as pessoas das periferias dos centros urbanos e dos rincões do Brasil.


Para apresentação feita no Teatro Leopoldo Froes, convidaram para uma participação o menestrel Vidal França, compositor de inúmeras canções que por muitos anos fizeram parte do repertório do Grupo Fé, o encontro foi emocionante e muito muito bonito.

Notícias recentes
Procurar por tags
bottom of page